quarta-feira, 13 de março de 2013

Somos eternos aprendizes

Como os pais podem colaborar no aprendizado de seus filhos?

William Shakespeare disse que somos eternos aprendizes. Se deleitem no texto e deixem seus comentários.

EU APRENDI

que ter uma criança adormecida nos braços
é um dos momentos mais pacíficos do mundo
que ser gentil é mais importante do que estar certo;
que nunca se deve negar um presente a uma criança;
que eu sempre posso fazer uma prece por alguém
quando não tenho a força para ajudá-lo
de alguma outra forma;
que não importa quanta seriedade a vida exija de você,
cada um de nós precisa de um amigo brincalhão
para se divertir junto;
que algumas vezes tudo o que precisamos
é de uma mão para segurar e um coração para nos entender;


EU APRENDI

que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão
nas noites de verão quando eu era criança
fizeram maravilhas para mim quando me tornei adulto;
que deveríamos ser gratos a Deus
por não nos dar tudo que lhe pedimos;
que dinheiro não compra "classe";
que são os pequenos acontecimentos diários
que tornam a vida espetacular;
que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa
que deseja ser apreciada, compreendida e amada;
que Deus não fez tudo num só dia;
o que me faz pensar que eu possa?

EU APRENDI

que ignorar os fatos não os altera;
que quando você planeja se nivelar com alguém,
apenas está permitindo que essa pessoa continue a magoar você;
que é o AMOR, e não o TEMPO,
que cura todas as feridas;
que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa
é me cercar de gente mais inteligente do que eu;
que cada pessoa que a gente conhece
deve ser saudada com um sorriso;
que ninguém é perfeito até que você
se apaixone por essa pessoa;

EU APRENDI

que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;
que as oportunidades nunca são perdidas;
alguém vai aproveitar as que você perdeu.
que quando o ancoradouro se torna amargo
a felicidade vai aportar em outro lugar;
que devemos sempre ter palavras doces e gentis
pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;
que um sorriso é a maneira mais barata
de melhorar sua aparência;
que não posso escolher como me sinto,
mas posso escolher o que fazer a respeito;
que todos querem viver no topo da montanha,
mas toda felicidade e crescimento ocorre
quando você esta escalando-a;
que só se deve dar conselho em duas ocasiões:
quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte;


EU APRENDI

Que quanto menos tempo tenho,
mais coisas consigo fazer.

6 comentários:

  1. Bom dia!!!! Concordo com vc, quando traz a mensagem muito construtiva ao dizer a importancia da familia na educação. De fato nossa sociedade hoje está em crise em vários aspectos e um desses que chama muita atenção de estudiosos e outros é a falta de diálogo entre pais e filhos, sabemos que a primeira educação vem do lar e se essa não é trabalhada desde cedo, a criança ao chegar à escola terá muitas dificuldades para socialização e até mesmo para a aprendizagem!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!!! Concordo com vc, quando traz a mensagem muito construtiva ao dizer a importancia da familia na educação. De fato nossa sociedade hoje está em crise em vários aspectos e um desses que chama muita atenção de estudiosos e outros é a falta de diálogo entre pais e filhos, sabemos que a primeira educação vem do lar e se essa não é trabalhada desde cedo, a criança ao chegar à escola terá muitas dificuldades para socialização e até mesmo para a aprendizagem!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!!! Concordo com vc, quando traz a mensagem muito construtiva ao dizer a importância da família na educação. De fato nossa sociedade hoje está em crise em vários aspectos e um desses que chama muita atenção de estudiosos e outros é a falta de diálogo entre pais e filhos, sabemos que a primeira educação vem do lar e se essa não é trabalhada desde cedo, a criança ao chegar à escola terá muitas dificuldades para socialização e até mesmo para a aprendizagem!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Tema bem escolhido por você Olivia principalmente por que estamos vivendo um momento onde a participação dos pais na escola tem sido discutidocomo forma benéfica para o processo de aprendizagem.
    Adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Milla. Sempre pensei em como a família poderia ter uma maior participação na educação formal de seus filhos. Cada vez que pesquiso, descubro que este tema precisa ser discutido com um ênfase maior.

      Excluir